Adaptação Hedônica
Aprendizado da Semana: 08/06/2024 até 15/06/2024
Adaptação Hedônica
Depois de quanto tempo depois de comprar algo incrível que você queria tanto tempo, arranjar um trabalho que pague bem e você sempre quis ter ou algo muito bom acontecer na sua vida você ficou genuinamente feliz com esse fato?
O nome disso é Adaptação Hedônica, quando algo realmente foda acontece na sua vida (pro bem ou pro mal) e, pouco tempo depois você está na mesma.
Adaptação Hedônica é aquela sensação de que você tá na mesma, mesmo depois de ter ganhado na loteria. Você alcançou o que desejava, e agora? Tudo normal de novo.
Numa definição científica de fato, é quando a sua percepção negativa ou positiva de um estímulo muda para uma percepção neutra depois da sensação da original (Frederick & Loewenstein, 1999).
Existem outros estudos que relacionam a adaptação hedônica a habilidade do olho humano de se adaptar a luz na hora de perceber o contraste. Esse modelo diz que o design da natureza segue esse padrão também para os sentimentos e emoções humanas Rayo and Becker (2007).
Sabe quando você tá num claro e entra num lugar escuro? Num primeiro momento não enxerga nada e depois se acostuma e passa a enxergar. O seu cérebro é programado da mesma maneira para enxergar padrões de felicidade ou tristeza.
Agora, como desprogramar isso? É possível?
Aí é papo para outro aprendizado no futuro.
Com carinho ❤️,
Diogo B. R. da Silva



